Qual a diferença entre roubo e furto?

Não é raro que a população em geral confunda alguns termos ou institutos jurídicos, os tratando de maneira  inadequada ou, por vezes até como sinônimos, quando na verdade não são. Um destes casos é a utilização dos termos furto e roubo como sinônimos. Porém qual a diferença entre furto e roubo?

Primeiramente, o roubo é quando há a apropriação de objeto alheio, com emprego de violência física ou psicológica. Ex: Ladrão que rouba carro parado no farol, utilizando de agressão física e/ou verbal.

Já o furto é caracterizado pela apropriação de objeto alheio, sem consentimento e sem o uso de violência. Ex: Quando o ladrão furta um carro estacionado, sem o motorista ou terceiros no local.

Exemplos:

É considerado roubo no caso em que haja violência ou ameaça de violência para que o seu carro seja levado. Como um indivíduo utilizar de arma ou faca para que você deixe o veículo.

Agora se não houver nenhuma violência ou ameaça de violência é considerado furto. Como você deixar seu carro no estacionamento e ele desaparecer no momento em que você voltar.

O que fazer no caso de roubo ou furto do carro?

Para acionar o seguro auto no caso de roubo ou furto, siga os passos abaixo.

Registre um boletim de ocorrência. Este documento será solicitado pela seguradora mais tarde.

Faça um aviso de sinistro para a sua seguradora o mais rápido possível, por telefone, e-mail ou site. Serão solicitados alguns documentos que comprovem o ocorrido e geralmente você consegue enviá-los através do site da seguradora ou por e-mail. Ela terá até 30 dias para pagar a indenização.

Será pago o valor sobre a tabela FIPE no caso do seu carro não ser encontrado ou os danos serem totais. Agora se ele for encontrado com danos parciais, o concerto será realizado mediante o pagamento da franquia.

Fique atento! Quanto mais rápido for feito o aviso de sinistro, mais rápido ocorrerá o pagamento da indenização.

 

Quer proteger o seu automóvel? Entre em contato conosco, solicite o nosso seguro automóvel e evite complicações.