Qual a diferença entre uma corretora de seguros e uma seguradora?

Pode ser muito complicado para muitas pessoas compreender como funcionam os seguros, em especial, a diferença entre seguradora e corretora de seguros. Entender suas diferenças é essencial para que se possa tomar as decisões corretas, sobretudo, na hora de contratar um seguro.

Para exemplificar, faremos uma analogia. Imagine uma fábrica de sapatos. Em linhas gerais, sua maior preocupação é criar novos desenhos, produzir e garantir a qualidade do produto final.

Como a fábrica foca seus esforços nestes processos, esta tem dificuldades para distribuir estes sapatos para os lojistas, em ter uma equipe de vendas para oferecer os sapatos ao público final, em realizar o atendimento pré-venda e pós-venda etc. E para isso, a fábrica contrata outras empresas que intermedeiam estes processos para que seus sapatos cheguem até os pés das pessoas com excelência, rapidez e ao menor custo possível.

Observando este exemplo, a fábrica de sapatos está para seguradora como a corretora de seguros está para o conjunto de empresas que realizam a propaganda, o atendimento, a garantia do serviço, os direitos dos clientes etc.

Desta forma, enquanto a seguradora cria constantemente novas condições em suas apólices de seguros para indenização e disponibilização de serviços úteis para o consumidor final, a corretora de seguros traduz todo este processo para oferecer o seguro ideal aos interessados de uma forma fácil de entender como também resguarda os direitos entre o segurado e a seguradora.

Por lei, uma corretora de seguros deve intermediar a contratação de um seguro entre a seguradora e o cliente

Você jamais conseguirá contratar um seguro sem o intermédio de um corretor de seguros. Mesmos esses seguros comercializados através de bancos, sempre existirá uma corretora de seguros realizando o serviço de intermediação entre a o segurado e a seguradora.

Uma corretora de seguros deve possuir uma equipe de corretores de seguros habilitados com conhecimento e especialização nos trâmites burocráticos para facilitar o dia a dia dos clientes como também gerar maior eficiência nos processos dentro da seguradora.

Em poucas palavras: você assina o contrato conhecido como proposta de seguro através de uma corretora de seguros, que por trás sempre existirá a seguradora detentora deste contrato, e quando você necessitar dos serviços dela, a corretora de seguros que deverá ser acionada para que tudo ocorra como combinado conforme acordado entre as partes.

A Apogeu Seguros é uma corretora de seguros e trabalhamos sempre em compromisso com a satisfação dos clientes, ética, transparência e respeito.